A Usina de Biodiesel Biocar, que está instalada no Distrito Industrial de Dourados MS, já está com produção diária média de 30 mil litros, mas a empresa tem capacidade de ampliar a produção para até 180 mil litros de biodiesel por dia.
Ontem à tarde, a família Carreiro, de Dourados, realizou a solenidade oficial de inauguração da usina. O empresário José da Silva Carreiro, proprietário da usina, diz que Dourados tem uma excelente posição geográfica e o mais importante, oferece matéria-prima em abundância. "Nossa empresa é genuinamente douradense. Vejo hoje um sonho de criança sendo realizado".
O empreendedor conta que a Biocar já firmou uma parceria com o grupo italiano Aquagroup Holding Luxemburgo, que investe na área de produção de alimentos na Europa e tem sede em Milão. "O biodisel é o combustível do futuro e a redenção da energia no mundo. Estou feliz com essa oportunidade que a vida proporcionou a mim e a minha família", enfatizou Carreiro.
O diretor de compra e vendas da Aquagroup, Gianluca Pecolari, disse que o grupo vê um futuro bastante promissor com a produção de biodiesel. "Estamos investindo no Mato Grosso do Sul, não somente nesta área, mas ainda na produção de óleos derivados do soja e do girassol e também na exportação de carnes".
Durante a inauguração, várias autoridades estiveram presentes. O secretário de Governo, Wilson Valentim Biasotto, foi à solenidade representar o prefeito Laerte Tetila que estava em uma viagem para Campo Grande. O deputado estadual Ari Artuzi também participou da inauguração. O superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), o engenheiro Wilson Gonçalves, representou o governo do Estado durante a solenidade.